terça-feira, 30 de novembro de 2010

Delphi

Deixe-me explanar um pouco a respeito de Delphi.

Deixo claro que não gosto desde o início.
Talvez por ter aprendido JAVA desde início, acho Delphi e suas procedures sem lógica.
Não consigo ver amarração nas variáveis e, só de imaginar a possibilidade de utilizar alguns componentes como variáveis, já sinto calafrios.

Outra desvantagem que vejo no Delphi é a dependência de componentes; nada está claramente catalogado, há muitos atributos e eventos, o que não garanta que você encontre um específico no componente que você está usando - mesmo se fisse lógica a existência.

Aliás, os eventos são dignos de um parágrafo próprio: Programação orientada a eventos? Realmente quebrei a cabeça para unir dois eventos que queria que resultassem em uma mesma coisa.

No JAVA, se você não sabe algo, sempre há a API. Toneladas de livros, sites de referencia, fóruns com pessoas dispostas a ajudar e toda uma cultura de auxílio mútuo, completam esse mundo.
No Delphi, se você não sabe algo, fica parado em frente à tela, sem saber o que fazer... Onde procurar? Como é uma "tecnologia" paga, raramente encontramos e-books grátis, fóruns com gente querendo ajudar os outros, tão pouco cordialidade entre os "programadores".
Exemplo disso é que fiquei 4 semanas pedindo ajuda para fazer o trabalho final que tenho que entregar dentro de instantes e NINGUÉM ajudou. Sequer a "professora". Isso que trabalho em uma empresa que trabalha com Delphi (mas que, graças a Deus, está migrando o sistema para JAVA, programação de verdade).

Os Forms Delphi dão a ilusão de serem classes JAVA, podendo ser objetos a serem utilizados conforme a necessidade, o que é uma gigantesca falácia.
Talvez o que atraia as pessoas para essa armadilha seja a ilusão de criar a tela arrastando componentes. Isso várias IDE's de outras linguagens também fazem, de forma gratuíta e sem necessidade de cracks.

Aliás, essa prática de arrastar componentes é o que cria "programas" com telas-monstro, com mais de 40 campos de inclusão... Atitude típica de interfaces Delphi. Não preciso nem dizer que essas telas costumam dar muita manutenção e suporte, porque são dificílimas até de saber por onde começar.

Por fim, o lixo de código e a programação duplicada inundam o Delphi. A programação é totalmente estruturada, repetindo enormes quantidades de linhas que, se fosse em JAVA, não precisaríamos fazê-lo.

Ficaria muito feliz em nunca mais tocar nessa porcaria na minha vida, a fim de não me contaminar com as práticas obsoletas dessa "Linguagem".

PS - Programadores Delphi: Sequer pensem em me perguntar algo... vão direto para a biblioteca, ok? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário